Dados do Trabalho
TÍTULO
HIDRADENOMA SÓLIDO-CÍSTICO EM REGIÃO DE VULVA: RELATO DE CASO
CONTEXTO
O Hidradenoma nodular é uma neoplasia de glândulas sudoríparas benigna, de diferenciação écrina ou apócrina. Se apresenta como um nódulo sólido, cístico ou sólido-cístico, bem delimitado, de diâmetro variável de 0,5cm a 3cm, geralmente assintomático e de crescimento lento e exofítico. Os locais mais acometidos são face, couro cabeludo, tronco e extremidades proximais, sendo rara a apresentação em vulva. O presente relato trata-se de um caso de hidradenoma nódulo cístico com apresentação atípica em região vulvar.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
A.C.R.A., 51 anos, hipertensa, diabética, procurou atendimento devido a queixa de lesão volumosa em região vulvar com surgimento há aproximadamente 4 anos, indolor e sem outros sintomas associados. Ao exame físico, apresentava lesão elevada cístico-nodular de aproximadamente 10 cm x 6,0cm, pedunculada, em região de grandes lábios à esquerda da vulva. No exame ginecológico não foram identificadas alterações além da lesão. Paciente também realizou ultrassonografia transvaginal e exames laboratoriais, ambos sem alterações. Após todos os exames, foi realizado planejamento cirúrgico com excisão da lesão no mês de julho de 2021. O resultado do anatomopatológico foi compatível com Acrospiroma Écrino (Hidradenoma de Células Claras): sólido-cístico, com margens livres. Paciente evoluiu bem no pós operatório.
COMENTÁRIOS
Os hidroadenomas nodulares são uma patologia tumoral benigna que afeta as glândulas sudoríparas causando hiperproliferação desordenada das mesmas. Possui predominância no sexo feminino, com idade média de diagnóstico em pacientes de meia idade. A evolução da lesão geralmente ocorre de forma lenta, medindo em média 5 a 30mm, mas há relatos próximos a 10cm na literatura. Transformação maligna é rara. O diagnóstico é iniciado com suspeita clínica, confirmado após a exérese da lesão com estudo histopatológico. As características histológicas são: lesão bem circunscrita, não encapsulada, massa lobulada ou cística com tamanhos variáveis de ninhos e nódulos de células epiteliais na derme. Frequentemente apresenta tanto componente sólido quanto cístico. O tratamento será a própria excisão da lesão com margens livres. O caso relatado mostra uma apresentação atípica de um hidradenoma cístico devido a escassez de relatos com apresentação em vulva. Compatível com a descrição na literatura de evolução lenta, lesão assintomática, de tamanho maior do que a média relatada na literatura devido ao tempo de evolução da doença.
Área
GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica
Autores
Aramis Karam Araujo, Amanda Garcia Amaral, Eloisa Édina Slongo, Ionara Inês Farina, Gabriel Karam Araujo