60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Perfil de Gestantes em uso de drogas em uma Maternidade de referência da Paraíba

OBJETIVO

O presente estudo tem, portanto, o objetivo de descrever o perfil de mulheres grávidas em uso de drogas psicoativas em uma Maternidade de referência na Paraíba, no período de setembro a novembro de 2019.

MÉTODOS

Trata-se um estudo de campo transversal com caráter observacional, descritivo e de abordagem quantitativa, aprovado pelo Comitê de Ética com o CAAE: 15158219.1.0000.5176. A amostra do estudo, respeitando um nível de confiança de 95%, foi composta por 151 mulheres, de forma não probabilística, a serem entrevistadas por conveniência. Foi aplicado um formulário sociodemográfico para a caracterização da amostra e se faz uso de substâncias psicoativas e ou fez durante a gestação atual. Logo após a resposta da última pergunta, quando afirmativa, utilizou-se o instrumento Alcohol, Smoking and Substance Involvement Sceening Test (ASSIST), contendo oito perguntas sobre o uso de drogas psicoativas. Os dados foram processados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22 com plug-in de integração para Phyton versão 7.0, realizando a análise estatística.

RESULTADOS

Foi observado que 21,2% das gestantes fazem e ou fizeram uso de drogas, com uma média de idade de 27,34 anos e de idade gestacional 38,45 semanas. Com a análise das características sóciodemográficas, tem-se que 56,3% são solteiras, 40,6% possuem ensino fundamental incompleto, 78,1% com renda familiar de até 1 salário mínimo e 75% não planejaram a gestação. As substâncias psicoativas utilizadas: álcool (62,5%), tabaco (18,8%), associação de álcool e derivados do tabaco (9,4%), álcool e maconha (3,1%), inalantes (3,1%) e hipnóticos/sedativos (3,1%). Em relação ao escore ASSIST, 81,25% das pacientes fazem uso “sugestivo de abuso”.

CONCLUSÕES

A partir do presente estudo, ações em saúde poderão ser realizadas através da capacitação dos profissionais para o atendimento adequado das gestantes em uso de drogas a fim de identificar, conscientizar e desestimular o uso.

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais

Autores

CAMILA RAPHAELA BARBOSA MEDEIROS, ETIENE FATIMA GALVAO ARAUJO, TATIANA VIANA FRAGOSO