60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Estudo de cirurgias ginecológicas estéticas associadas a cirurgias uroginecológicas funcionais.

OBJETIVO

A insatisfação com a aparência da genitália externa pode estar associada a prejuízos emocionais e até funcionais. Atualmente existe um interesse crescente em cirurgias ginecológicas estéticas. Muitas vezes, a oportunidade de realizar essa solicitação da paciente pode ser durante a cirurgia para correção de patologias uroginecológicas. Este estudo tem como objetivo avaliar a incidência, principais indicações, solicitações e perfil epidemiológico de pacientes submetidas a cirurgias estéticas ginecológicas isoladas ou associadas a cirurgias ginecológicas e uroginecológicas funcionais.

MÉTODOS

Após aprovação pelo comitê de ética do hospital executor, foi realizado estudo retrospectivo de dados de pacientes submetidas a cirurgias cosméticas vaginais (sem identificação da paciente ou dados sensíveis, de acordo com a Lei de Proteção Geral de Dados) associadas ou não a cirurgias ginecológicas ou uroginecológicas funcionais, por solicitação ou sugestão médica, por vontade própria da paciente no período de 2016 a 2019 em um hospital de média complexidade. Os autores justificam o não registro em plataformas de estudos randomizados por se tratar de estudo puramente observacional e retrospectivo, sem utilização de dados de pacientes em acompanhamento. Os dados foram utilizados de banco de dados do hospital, de pacientes que não estão mais em acompanhamento, o que dispensou assinatura de Termo de Consentimento Livre Esclarecido.

RESULTADOS

Dos 188 procedimentos uroginecológicos realizados nesse período, 67 (35,64) foram cirurgias estéticas de demanda. Dos 67 procedimentos estéticos, 34 (50,74%) foram labioplastia como único procedimento e 33 (49,23%) em associação com cirurgias ginecológicas ou uroginecológicas funcionais.

CONCLUSÕES

Cabe ao ginecologista alinhar-se às diretrizes das sociedades médicas quanto às recomendações de indicação e contraindicação de cirurgias estéticas em ginecologia pois a demanda por tais procedimentos, de acordo com o presente estudo, é em torno de 30%. A principal cirurgia estética solicitada em associação às cirurgias uroginecológicas foi a labioplastia menor.

Área

GINECOLOGIA - Uroginecologia

Autores

GISELE VISSOCI MARQUINI, LAURA CAROLINE FERREIRA BORBA, GIOVANNI MENDOLA PEROBELLI, ELIS MACHADO CARBONELL DOMINGUEZ, LAURA APARECIDA XAVIER ABREU, MARAIR GRACIO FERREIRA SARTORI