60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOMA DE CICATRIZ UMBILICAL: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A endometriose é a presença de estroma endometrial e glândulas fora dos limites do útero que respondem à flutuação hormonal cíclica. A ocorrência de Lesões umbilicais solitárias gira em torno de 0,5-1% das mulheres. As cicatrizes parecem ter uma tendência a atrair o tecido endometrial e o umbigo se comporta como uma cicatriz fisiológica, tornando este local suscetível ao desenvolvimento de endometriose. Embora a patogênese exata não seja conhecida, várias hipóteses foram sugeridas para explicar a endometriose. A teoria da implantação do tecido endometrial nas estruturas pélvicas devido à menstruação retrógrada é a mais amplamente aceita. Para endometriose extra pélvica, foi sugerido o transporte de células endometriais que ocorre no momento da cirurgia ou pelas vias linfática e vascular. Outra teoria refere-se ao potencial das células celômicas para se diferenciarem em células peritoneais e endometriais. Após aprovação pelo CEP UNESA sob o número CAAE: 62421922.0.0000.5284, foi realizado um estudo observacional descritivo do tipo Relato de Caso.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

O estudo relata uma paciente de 38 anos, com duas gestações e dois partos normais, que procurou o nosso ambulatório de Ginecologia com queixa de sangramento na região umbilical (durante o período menstrual), 9 meses após ser submetida a procedimento de laqueadura tubária no nosso Serviço. Ao exame clínico apresentava área arroxeada em cicatriz umbilical, sem foco de sangramento ativo durante o exame, pois a paciente não estava menstruada. Foi solicitada uma ultrassonografia de parede abdominal que evidenciou em região umbilical uma nodulação hipoecogênica de contornos regulares, pouco heterogênea, localizada acima do músculo reto abdominal de aproximadamente 18 x 16 x 12 mm, com vascularização aumentada ao doppler, e pequena área posterior a lesão de provável comunicação com a cavidade abdominal e com polo inferior da lesão distando 17 mm da pele. Foi realizada tomografia de abdome, que evidenciou nódulo sugestivo de endometrioma de umbigo. A paciente foi submetida a ressecção da lesão e reconstrução umbilical, o material enviado material para histopatológico confirmou o diagnóstico de endometrioma.

COMENTÁRIOS

Este caso poderá nos ajudar a elaborar de forma mais célere o diagnóstico de endometriose umbilical após uma cirurgia de laqueadura tubária e adotar uma abordagem precoce com melhores resultados estéticos e funcionais em futuros casos semelhantes.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Raphaella dos Santos Maia Crud , Fernanda Almenara Silva Dos Santos Gondim, Thainá Maciel Fraga Montoiro, Carlos Tadeu Aparecido Fernandes Silveira, Tereza Maria Pereira Fontes, Roberto Luiz Carvalhosa dos Santos, Kátia Alvim Mendonça, Manoel Marques Torres Filho