60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CARCINOSSARCOMA OVARIANO - RELATO DE CASO

CONTEXTO

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum. Os carcinossarcomas ovarianos, também chamados de tumores müllerianos mistos malignos, correspondem a uma parcela rara dos tumores ovarianos - cerca de 2%. Predominam no período da pós menopausa, e adquirem volumosas dimensões, sendo a dor abdominal e sintomas compressivos os mais comuns.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Uma mulher de 68 anos, na pós menopausa, G2PC1A1, procurou atendimento médico em janeiro de 2022 devido a dor abdominal difusa, associada a perda ponderal de 8 quilos e aumento do volume abdominal há 3 meses. Ao exame físico, apresentava abdome volumoso, com massa palpável ao nível da cicatriz umbilical, endurecida e móvel, sem outras alterações ao exame ginecológico. Durante investigação, foi realizada tomografia de abdome total que evidenciou volumosa lesão expansiva no interior da cavidade abdominal, com limites bem definidos e regulares, predominantemente cística, ocupando os dois terços inferiores do abdome, em íntimo contato com o útero, bexiga e parede abdominal, deslocando a aorta posteriormente, sugerindo origem ovariana. Marcadores ovarianos tumorais apresentaram níveis séricos dentro dos limites da normalidade. Foi submetida a laparotomia exploradora, identificando-se tumor ovariano volumoso à direita. Foi realizada a anexectomia com congelação intraoperatória sugerindo malignidade, com componente mucinoso ou sarcomatoso na peça. A cirurgia foi complementada com histerectomia total com anexectomia à esquerda, linfadenectomia de cadeias ilíacas bilateral, lavado peritoneal, apendicectomia e omentectomia infracólica. A peça cirúrgica ovariana pesou 4865 gramas e o anatomopatológico definitivo confirmou carcinossarcoma ovariano estádio I. Em decorrência do comportamento agressivo tumoral e ao fato deste raramente ser diagnosticado em estádios iniciais, foi instituído protocolo de quimioterapia adjuvante com 6 ciclos de paclitaxel + carboplatina. Atualmente a paciente permanece em acompanhamento ambulatorial.

COMENTÁRIOS

O carcinossarcoma ovariano geralmente é diagnosticado em estádios avançados - III ou IV (75-80%). Em 90% dos casos a disseminação ocorre primeiramente para o omento, podendo atingir o trato gastrointestinal e a bexiga. No caso relatado, foi realizado o diagnóstico no estádio I, sendo realizada a cirurgia completa, com doença restrita somente ao ovário. Optou-se pela quimioterapia adjuvante, mas ainda não há um consenso em relação à adjuvância em casos diagnosticados de forma precoce.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Rodrigo Rossi Balbinotti, Maraya Ribeiro Mendes, Renata Rauber Felkl, Thabata Chiele, Julyana Lunardi Mousquer, Marina Passuelo Gazzola