Dados do Trabalho
TÍTULO
CISTOADENOMA MUCINOSO DE OVÁRIO GIGANTE: RELATO DE CASO
CONTEXTO
O cistoadenoma mucinoso de ovário é um tumor benigno que surge a partir do epitélio da superfície ovariana, corresponde a 15-25% de todos os tumores ovarianos, mais comum entre 20 a 60 anos. Podem ser pequenos ou gigantes ocupando toda a cavidade abdominal, tendem a ser unilaterais, císticos, móveis e lisos e 83% são benignos, 6% tem um baixo potencial maligno e 9% são invasivos. Os sinais clínicos diferem de outras patologias do ovário, por apresentar crescimento rápido, atingir grandes dimensões e evoluir com pseudomixoma peritoneal. Dessa forma, o diagnóstico precoce é difícil, já que são assintomáticos e quando descobertos apresentam grandes proporções.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Este trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma paciente sexo feminino, 52 anos, trabalhadora rural, hipertensa, secundigesta (2 partos cesarianas, com laqueadura no último parto) com quadro de dor abdominal pélvica de longa data, com piora nos últimos seis meses. Queixava-se de aumento importante do volume abdominal, associado a sensação de empachamento, emagrecimento, dispnéia e alteração do hábito intestinal. Durante investigação diagnóstica observou-se em TC-abdome volumosa lesão expansiva, bem definida e regular, com discretos septos finos de permeio, tendo maior predomínio líquido. Ocupando quase totalmente a cavidade abdominal, medindo 22,9x12,4x21,8 cm e com volume de 3218ml. Exames laboratoriais sem alterações importantes. A paciente foi submetida a laparotomia com incisão mediana xifopúbica. Feito inventário da cavidade abdominal com identificação de grande massa anexial cística multilocular em ovário direito. Realizada anexectomia direita e enviado material para anatomopatológico. A paciente evoluiu com pós-operatório sem intercorrências e retornou ao ambulatório de ginecologia com exame histopatológico da massa que diagnosticou cistoadenoma mucinoso de ovário direito, pesando 5230g, medindo 24,0x22,5x14,0cm.
COMENTÁRIOS
Os sinais e sintomas que muitas vezes não são valorizados pelos médicos e pelas mulheres são importantes para o diagnóstico precoce, além disso, como essas lesões podem ser muito volumosas o diagnóstico muitas vezes pode ser confundido com ascite e outras patologias associadas a compressão, encaminhando essas mulheres para departamento de gastroenterologia. Portanto, alguns sinais e sintomas podem mascarar a suspeita de cisto ovariano, atrasando o seu diagnóstico e a adequada conduta.
Área
GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica
Autores
VIVIANE DE SOUZA MENDES, MARCELLA BUSSINGER RODRIGUES, RAÍSSA BARBOSA GARCIA, STÉPHANIE CALIXTO SARTORI, TAMIRES TEXEIRA GUERRA, MARCELA TASCA BARROS