60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

LAPAROTOMIA BEM SUCEDIDA DE LEIOMIOMA UTERINO GIGANTE: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

Leiomiomas ou Miomas Uterinos são Neoplasias Benignas da musculatura lisa e frequentemente se originam no miométrio. Sua incidência varia com a faixa etária e raça da população, secundariamente à exposição estrogênica e à genética. Em sua maioria são clinicamente insignificantes. Miomas Gigantes são considerados aqueles que excedem a um peso de 11,4 Kg, sendo raros e facilmente associados a tumores malignos devido às suas características como rápido crescimento e aos sintomas relacionados. Este relato de caso ainda não foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa, mas foram tomados todos os cuidados para tornar o caso não identificável, trocando e omitindo dados que permitam a identificação da paciente, preservando a privacidade da paciente e considerando a utilidade da divulgação deste caso de interesse científico.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

O caso descrito refere-se a uma paciente de 39 anos, GIIPII e procedente de Santa Rita-PB, com diagnóstico de gestação excluído e referindo apresentar há 06 meses aumento do volume abdominal, dor, perda ponderal e dispnéia aos esforços; sugerindo massa expansiva abdomino-pélvica. Apresentava Ressonância Magnética do Abdome Superior e Pelve evidenciando volumosa formação sólido-cística de origem pélvica ocasionando efeito compressivo sobre órgãos adjacentes medindo 29,8 x 27,2 x 22,7 cm, sugestivo de origem leiomiomatosa com degeneração cística. A mesma foi então submetida a abordagem cirúrgica, sendo realizada laparotomia exploradora, com incisão xifopúbica devido às suas grandes dimensões; apresentando, após exérese de forma intacta, um peso de 11,6 Kg. Repercutiu com pós-operatório bastante satisfatório e sem complicações. O Anátomo-Patológico da peça retirada evidenciou Leiomioma com extensas áreas de degeneração cística e com ausência de malignidade nos cortes histológicos examinados.

COMENTÁRIOS

Mesmo apresentando natureza benigna, os Miomas Gigantes cursam com sintomatologia referente a massa expansiva em abdome e pelve, fazendo diagnóstico diferencial com tumores malignos e, podendo levar a complicações como tromboembolismo venoso, torção, retenção urinária e a Síndrome Pseudo-Meigs. Tais comemorativos requerem rápido diagnóstico e tratamento, com a finalidade de restaurar de forma célere a qualidade de vida das pacientes acometidas.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

JÚLIA OLIVEIRA AIRES LUZ SERRANO, FRANCISCO RICHARD NIXON DE MACÊDO CAMPOS, ANALICE BARROS DE VASCONCELOS SÁ TORRES E TOLEDO, MARIAH LAVYNYA ANDRADE DE PONTES, HAIANE LEITE DANTAS COELHO