60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

SÍNDROME DE RAMSAY-HUNT NA GRAVIDEZ: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

A Síndrome de Ramsay-Hunt é decorrente da reativação de uma infecção latente pelo vírus varicela-zoster. É uma polineuropatia craniana com incidência de 5 casos a cada 100.000 por ano e a causa de 7% dos quadros de paralisia facial aguda. A fisiopatologia desta reativação não é clara, mas é frequente em pacientes com neoplasia ou imunocomprometidos.
CAAE: 62607522.2.0000.5541

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Gestante, 22 anos, G3P2CA0, idade gestacional de 24 semanas, com histórico de primoinfecção herpética genital no 1° trimestre, compareceu ao pronto atendimento queixando-se de dor latejante súbita em pavilhão auricular direito com irradiação para articulação temporomandibular, associado à cervicalgia ipsilateral de início há 5 dias. O quadro progrediu com lesões vesiculares,pruriginosas e dolorosas, com eritema e edema local em pavilhão auricular direito. Posteriormente manifestou paralisia facial à direita, com desvio da rima labial contralateral, lacrimejamento e ressecamento ocular ipsilateral, associados a vertigem, zumbidos e hipersensibilidade auditiva. Ao exame físico apresentava lesões vesiculares agrupadas, crostosas, amareladas, em pavilhão auricular direito, além de intenso edema e eritema local. Presença de paralisia facial à direita, com lagoftalmia ipsilateral, desvio da rima labial contralateral e apagamento de sulcos frontais. Devido a evidências clínicas de infecção herpética, foi iniciado Aciclovir EV 10mg/kg/dose 5x ao dia, Prednisona 1mg/kg/dia e Cefalexina 500mg 6/6h por 7 dias. Paciente apresentou boa resposta terapêutica. Recebeu alta após 6 dias, com seguimento de equipe multidisciplinar, incluindo Otorrinolaringologia. Devido quadro de herpes genital prévio, prescrito terapia supressiva a partir da 36ª semana. O parto ocorreu no termo, sem intercorrências e recém nascido hígido.

COMENTÁRIOS

A síndrome de Ramsay-Hunt é rara, causada pelo vírus da varicela-zoster, sendo a manifestação durante a gestação associada a imunossupressão. Há uma relação bem reconhecida entre a primoinfecção e a síndrome da varicela congênita, porém, na síndrome referida não é bem estabelecida. O quadro clínico é autolimitado, o sintoma inicial em 23% dos pacientes é a paralisia facial e, em apenas 2% as vesículas surgem primeiro, como no caso supracitado. O principal objetivo do tratamento é diminuir a incidência de complicações tardias e o acompanhamento multidisciplinar é fundamental para redução da morbidade materna e fetal.

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

Nathalia Saboia C B N Neves, Ana Paula Lavoyer de Araujo, Annie Caroline Magalhães Santos, Sharon Cristine Paroneto de Sousa, Mateus Almeida, Guilherme Pinheiro da Silva, Luan Gabriel da Silva Almeida, Angelo Barrinuevo Gil Junior