60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Diagnóstico de SUA através do Menstrual Bleeding Questionnaire (MBQ): determinação do ponto de corte

OBJETIVO

Traduzir e validar uma ferramenta simples para o diagnóstico de SUA, o questionário Menstrual Bleeding Questionnaire (MBQ), para a língua portuguesa do Brasil. Obter um ponto de corte capaz de discriminar a presença de sangramento uterino anormal (SUA).

MÉTODOS

Estudo de coorte prospectivo com inclusão de mulheres com SUA (caso) e sem distúrbio menstrual (controle) com avaliação de variáveis psicométricas, coleta de dados sociodemográficos e padrão menstrual. Avaliados parâmetros de consistência interna (índice alfa de Cronbach), teste-reteste (coeficiente de correlação intraclasse), responsividade (teste de Wilcoxon para amostras relacionadas), validade de conteúdo (efeitos “floor” e “ceiling”) e validade de construto. Alicados questionários MBQ, PBAC e WHOQOL bref. Para comparar variáveis categóricas e numéricas entre os grupos foram utilizados os testes Qui-Quadrado ou exato de Fisher, teste não-paramétrico de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Para obter ponto de corte do escore do MBQ capaz de discriminar presença de SUA foi usada a análise da curva ROC. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0,05). Estudo aprovado pelo Comitê de Ética (CAAE nº 24742619.4.0000.5404).

RESULTADOS

Foram incluídas 200 mulheres (100 de cada grupo). Mulheres com SUA apresentavam idade mais avançada (respectivamente 38,45 ± 9,68 e 30,61 ± 8,49; p<0,001) e IMC maior (28,34±6,39 e 25,08±5,06; p<0,001) do que os controles, e pior qualidade de vida durante o período menstrual (97%), com pontuações mais altas do MBQ (40,17±7,33 e 7,22±5,78; p<0,001). O MBQ apresentou alta consistência interna, confiabilidade teste-reteste, responsividade (capacidade para avaliar resposta ao tratamento), validade de conteúdo e de construto adequadas. A análise da curva ROC, considerando-se que a pontuação mínima do instrumento é zero e a máxima, 75 pontos, indicou que o escore total do MBQ ≥24 foi associado a alta probabilidade de SUA, com acurácia de 98%.

CONCLUSÕES

O MBQ é uma ferramenta diagnóstica simples e rápida para uso na prática clínica, além de apresentar alta acurácia para o diagnóstico de SUA quando os valores de escore total são ≥24, apresentando alta sensibilidade e especificidade para indicar a presença de SUA. Pode ser utilizado ainda para avaliar resposta ao tratamento.

Área

GINECOLOGIA - Atenção primária

Autores

Gabriela Pravatta Rezende, Leticia Mansano de Souza, Sergio Lourenço Polo Filho, Daniela Angerame Yela, Luiz Gustavo Oliveira Brito, Cristina Laguna Benetti-Pinto