60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Microbioma vaginal e insuficiência ovariana prematura: a TH sistêmica recupera a flora vaginal?

OBJETIVO

O hipoestrogenismo prolongado em mulheres jovens com insuficiência ovariana prematura (IOP) acarreta alterações em todo o organismo. A TH é utilizada para reduzir as repercussões do hipoestrogenismo, porém não é bem conhecido seu efeito sobre a flora vaginal. O objetivo desse estudo foi descrever o microbioma vaginal de mulheres com insuficiência ovariana prematura (IOP) em uso de terapia hormonal sistêmica (TH) estroprogestativa, uma vez que não se sabe se há recuperação da flora vaginal destas mulheres.

MÉTODOS

Estudo transversal descritivo com inclusão de mulheres com IOP recebendo TH por pelo menos 6 meses. Foi coletada secreção vaginal para extração de DNA, seguida de pirosequenciamento do rRNA 16S. As amostras foram agrupadas em grupos filogenéticos (Ravel – I, II, III, IV, V), sendo que os grupos I, II e V são considerados normais para mulheres durante o período reprodutivo. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (CAAE nº 06124512.6.2001.5404)

RESULTADOS

As mulheres apresentaram média de idade de 37,1 (± 7,3) anos e diagnóstico de IOP na idade média de 27,9 (± 8,7) anos, fazendo uso de TH por 8,2 (± 8,7) anos. Observou-se que 33,4% das mulheres apresentaram flora do grupo I, com predomínio de L. crispatus; 9% flora do grupo II, com predominância de L. gasseri; 33,4% flora do grupo III, com predominância de L. iners; 15,2% flora do grupo IV, com predomínio de bactérias anaeróbias; e 9% da flora do grupo V, com predominância de L. jensenii.

CONCLUSÕES

Mulheres com IOP recebendo TH apresentaram microbioma vaginal com predominância de lactobacilos na composição da flora vaginal, especificamente L. crispatus e L. iners quando avaliadas por biologia molecular através do pirosequenciamento de 16S rRNA. Estes resultados sugerem que a TH sistêmica é capaz de recuperar a flora vaginal esperada para mulheres em período reprodutivo.

Área

GINECOLOGIA - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Autores

Helena Patricia Giraldo, Paulo César Giraldo, Gabriela Pravatta Rezende, Daniela Angerame Yela, Rose Luce Gomes do Amaral, Cristina Laguna Benetti-Pinto