60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Avaliação da terapêutica da dor em mulheres com endometriose em um hospital filantrópico de salvador.

OBJETIVO

Avaliar em que medida a terapêutica da dor em mulheres diagnosticadas com endometriose em um hospital filantrópico de Salvador atende as recomendações descritas no Protocolo da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal com dados secundários e coleta realizada entre fevereiro e junho de 2022. Este projeto de pesquisa foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e a coleta de dados somente se iniciou após a aprovação do projeto por este comitê, sendo o número do CAAE: 54047821.4.0000.0047. A unidade de avaliação foi o serviço de referência especializado no atendimento de endometriose e dor pélvica crônica do Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador/BA. Utilizou-se planilha Excel para estatística descritiva.

RESULTADOS

A amostra foi composta por 35 mulheres com diagnóstico de endometriose e acompanhadas no serviço de ginecologia das Obras Sociais Irmã Dulce. A faixa etária mais acometida foi entre 34 e 40 anos (34,2%) e a maioria das pacientes não possuíam ensino superior (74,2%). O sintoma mais prevalente foi a dismenorreia (82,8%) e todas as entrevistadas realizaram tratamento hormonal, sendo o anticoncepcional mais prescrito no serviço público de saúde em questão o Dienogeste (60%). O método diagnóstico mais utilizado foi a ressonância magnética (45,7%). Em 82,8% dos prontuários não houve descrição do acompanhamento das enfermas por outros profissionais. Da amostra, 5 pacientes haviam realizado cirurgia previamente como forma de tratamento, sendo que 40% descreveram melhora da dor A grande maioria das entrevistadas afirmaram que a sintomatologia da doença está controlada (62,8%).

CONCLUSÕES

Logo, evidencia-se que o serviço de saúde pública em questão está em consonância com grande parte dos itens protocolados pela FEBRASGO, resultando em um bom controle álgico na maioria das pacientes. Nota-se que o hospital segue o fluxograma de diagnóstico da endometriose, porém o roteiro terapêutico dessa enfermidade demanda melhorias. Outrossim, melhorias na assistência em saúde às mulheres com endometriose, como o estímulo às terapias complementares, e o atendimento multidisciplinar fazem-se necessárias a fim de aprimorar a terapêutica da dor.

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Thais Santos Ferreira, Mariana Coelho Silveira