60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

CÂNCER DE MAMA EM HOMEM: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

O câncer de mama masculino é uma neoplasia rara, cerca de 1% entre os tumores malignos que acometem os homens. O objetivo desse estudo é relatar um caso de câncer de mama em homem. Iniciou-se após apreciação pelo comitê de ética número 55841622.4.0000.5086, número do CAAE 5.248.665.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente do sexo masculino, 60 anos, pardo, desempregado. Atendido em novembro de 2020 com nódulo único em mama direita, indolor e de crescimento progressivo há 6 meses. Sem histórico familiar de câncer de mama. Cardiopata e hipertenso com válvula mecânica metálica. Sedentário. Negou tabagismo e etilismo. Ao exame observou-se ginecomastia bilateral, mamas assimétricas, com retração do complexo aréola-papilar à direita, presença de nódulo palpável e endurecido localizado no quadrante superior lateral da mama direita, raio de 1h, periareolar, cerca de 4 cm. Descarga papilar negativa. Fossas supraclaviculares e axilares livres. Ultrassonografia de mamas de agosto de 2020: mama direita imagem ovalada, hipoecóica, circunscrita, não paralela a pele, medindo 2,0x2,3x1,9cm, distando 1,5cm da pele em região periareolar, BIRADS 4d; mama contralateral sem alterações. Core biopsy apresentou anatomopatológico de carcinoma invasor em meio à componente ductal, carcinoma in situ presente de baixo grau com focos de comedo necrose, de grau histológico de Nottingham 1. Mamografia BIRADS 4: nódulo retroareolar, 35mm, irregular, margens parcialmente definidas. Sem linfonodos visíveis. Paciente submetido à mastectomia simples de mama direita com pesquisa de linfonodo sentinela. Identificados 7 linfonodos livres de neoplasia. Anatomopatológico compatível com carcinoma ductal invasivo grau 2. Tumor 3,0x3,0x2,5cm, unifocal, retroareolar com margens livres de neoplasia, estadiamento pT2pN0. Na imuno-histoquímica, receptor de estrogênio e progesterona positivos (RE: 90% ,RP 70%) , Ki67 de 30% e luminal B, HER 2 positivo. Encaminhado à oncologia clínica para adjuvância com quimioterapia com Paclitaxel e Transtuzumabe. Herceptin manutenção. Tamoxifeno desde setembro de 2021. Permanece em seguimento multiprofissional sem sinais de recidiva até o presente momento.

COMENTÁRIOS

O câncer masculino é uma neoplasia pouco difundida, poucos ensaios clínicos e estudos, por isso a importância de relatar os aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos que favorecem a compreensão desta enfermidade no homem e assim propiciar uma conduta efetiva e uma busca precoce por atendimento possibilitando uma maior chance de cura.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

EVELLYN BATISTA FLIZIKOWSKI RIBEIRO, DIEGO TRABULSI LIMA, RAYANNE TIMÓTEO DE SOUSA FLIZIKOWSKI, LAYS SAMARA DA COSTA SILVA E SILVA