60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Impacto da pandemia por COVID-19 nos estudantes de Medicina

OBJETIVO

Objetivos: O presente estudo objetiva avaliar o impacto da pandemia por COVID-19, na percepção do acadêmico de Medicina, em relação ao seu curso e as estratégias adotadas para continuidade do ensino pela instituição de ensino.

MÉTODOS

Materiais e métodos: Durante o período de 15 de junho a 20 de setembro de 2021, um questionário on-line foi aplicado à 232 alunos do curso de Medicina de diversas instituições no estado de Minas Gerais. O questionário foi estruturado com questões demográficas, relacionadas ao curso, ao impacto geral da pandemia, às estratégias utilizadas para manutenção do ensino e as condições de retorno às atividades presenciais.

RESULTADOS

Resultados: Do total de alunos que responderam ao questionário, um total de 120 (52%) eram estudantes de instituições públicas e 112 (48%) de instituições privadas.
Em relação ao estágio do curso, um total de 86 (37%) alunos cursavam o primeiro, segundo ou terceiro ano e 136 (63%) cursavam o quarto e quinto ano do curso. Em relação ao maior prejuízo ao curso, noventa e dois alunos (40%) responderam ser o atendimento direto aos pacientes; cinquenta e quatro (23%) responderam ser a não realização de procedimentos cirúrgicos; trinta e quatro (15%) responderam ser a privação de convivência com colegas de turma; vinte e nove (12%) responderam ser a privação do contato com professores e outros médicos e vinte e dois responderam ser a não ambientação com hospitais e ambulatórios. Em relação à possibilidade de recuperação do ensino ao longo do curso, um total de 98 (42%) acreditam que o comprometimento será reversível, 88 (38%) acreditam que essa recuperação não será possível, e os demais não souberam responder.
Em relação às estratégias adotadas para manutenção do ensino, as mais efetivas consideradas pelos alunos são: discussão de casos em plataformas virtuais (94 alunos-41%); videoaulas assíncronas (60 alunos-26%); estudos dirigidos (46 alunos-20%) e simulação de atendimentos (32-13%).
Em relação ao retorno às atividades presenciais, um total de 131 (56%) alunos se sentiam seguros para o retorno, quarenta e sete (20%) se sentiam inseguros e 54 (24%) não souberam responder. Um total de 163 (70%) alunos referiram algum sintoma de cansaço excessivo ou Burnout.

CONCLUSÕES

Conclusões: A pandemia por COVID-19 apresentou impacto relevante no ensino médico, na percepção do aluno em relação às estratégias adotadas e em sua saúde mental.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Mariana Seabra Leite Praça, Augusto Henriques Fulgêncio Brandão, Maria Luísa Braga Vieira Gil, Eduardo Batista Cândido, Felipe Salvador Ligório, Cláudia Lourdes Soares Laranjeira, Agnaldo Lopes da Silva Filho