60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Avaliação do impacto da pandemia por COVID-19 no ensino médico

OBJETIVO

Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar o impacto da pandemia por COVID-19 na formação de acadêmicos de Medicina analisando a percepção do aluno sobre o próprio comprometimento de aprendizagem.

MÉTODOS

Materiais e métodos: Durante o período de 15 de junho a 20 de setembro de 2021, um questionário on-line foi aplicado à 232 alunos do curso de Medicina de diversas instituições no estado de Minas Gerais. O questionário foi estruturado com questões demográficas, relacionadas ao curso, ao impacto geral da pandemia, específico por disciplinas e abrangendo as estratégias utilizadas pela instituição para manutenção do ensino.

RESULTADOS

Do total de alunos que responderam ao questionário, um total de 120 (52%) eram estudantes de instituições públicas e 112 (48%) de instituições privadas.
Em relação ao estágio do curso, um total de 86 (37%) alunos cursavam o primeiro, segundo ou terceiro ano e 136 (63%) cursavam o quarto e quinto ano do curso. Os alunos que cursavam o ciclo básico não responderam questões relacionadas às disciplinas do ciclo clínico, da mesma maneira que os alunos que cursavam o ciclo clínico inicial não responderam perguntas relacionadas às especialidades que não tiveram contato. Dos alunos elegíveis a cada resposta, um total de 229 (99%) acreditaram haver comprometimento no ensino médico durante a pandemia, sendo que 3 (1%) discordaram dessa afirmação. Das atividades de ensino relacionadas ao curso, duzentos (86%) acreditaram que houve comprometimento na discussão de casos clínicos; cento e setenta e seis (76%) perceberam comprometimento nas aulas teóricas; duzentos e quinze (93%) no atendimento à pacientes e cento e sessenta (97%) relataram comprometimento às atividades em bloco cirúrgico.
Em relação às disciplinas específicas do curso, cento e setenta e cinco (89%) consideram haver comprometimento no ensino de Clínica Médica; cento e cinquenta e oito (85%) em Cirurgia Geral; cento e sessenta (81%) em Pediatria e cento e quarenta e dois (79%) em Ginecologia e Obstetrícia.

CONCLUSÕES

Sob a percepção dos acadêmicos do curso de Medicina, houve grande comprometimento no ensino da graduação em todas as áreas e em todas as atividades específicas para o aprendizado durante a pandemia de COVID-19.

Área

GINECOLOGIA - Ensino, Treinamento, Avaliação

Autores

Augusto Henriques Fulgêncio Brandão, Mariana Seabra Leite Praça, Cláudia Lourdes Soares Laranjeira, Maria Luísa Braga Vieira Gil, Felipe Salvador Ligório, Eduardo Batista Cândido, Agnaldo Lopes da Silva Filho