60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

STRUMA OVARII MALIGNO: APRESENTAÇÃO DE CASO E REVISÃO DA LITERATURA

CONTEXTO

Struma ovarii (SO) é um tumor ovariano geralmente benigno e unilateral. Considerado variante de teratoma maduro, composta por mais de 50% de tecido tireoideano. Corresponde a cerca de 1% de todos os tumores de ovário e 2,7% dos teratomas maduros. Por ser uma neoplasia benigna, o SO apresenta um bom prognóstico. Em 2% dos casos, no entanto, pode ocorrer desenvolvimento de câncer de tireóide.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente sexo feminino, 49 anos, G2 P2 A 0, procurou o ambulatório de ginecologia do HEEA para ter uma segunda opinião do seu caso por exame realizado anteriormente (ultrassonografia) não ter visualizado o ovário direito, sem outras queixas. Ao exame ginecológico apresentava tumoração em topografia anexial a esquerda. A ultrassonografia transvaginal confirmou tumoração anexial complexa à esquerda. Realizada ressonância magnética de pelve evidenciando lesão expansiva complexa, predominantemente cística, com septações internas e componente sólido em região anexial esquerda medindo 8,3 x 7,0 x 5,6 cm. Indicada cirurgia laparatomia exploradora para tumor de ovário sendo realizado ooforectomia a esquerda, e observado alterações ectoscópicas em anexo direito realizado ooforoplastia. Mantido o útero.
Histopatológico apresentou teratoma monodérmico SO e estudo imunohistoquímico confirmou SO maligno com padrão de carcinoma papilífero de tireóide.ovariano . Posteriormente, solicitado USG de tireóide sem alterações.
Indicado nova abordagem cirúrgica realizado histerectomia ampliada, anexectomia direita, biopsias múltiplas e omentectomia. Paciente retorna com novo histopatológico livres de neoplasia.

COMENTÁRIOS

SO maligno é um tumor ovariano raro, constituindo 0,8 a 2 % do total dos tumores ovarianos. Apesar da raridade, deve ser considerado no diagnóstico diferencial das tumorações anexiais para melhor planejamento e individualização terapêutica.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

CRISTIANO SALLES RODRIGUES, POLYANA DE PAULA MENDES MACHADO, THYALLA DA SILVA RODRIGUES ESCOCARD, IANNE MONTES DUARTE, ANA CAROLINA RIBEIRO VITER