60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

SÍFILIS EM GESTANTES ADOLESCENTES: UMA ANÁLISE DA REGIÃO NORDESTE

OBJETIVO

Traçar o perfil epidemiológico dos casos de sífilis gestacional (SG) em adolescentes na região nordeste nos anos de 2011 a 2021.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa. Para isso, utilizou-se o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram verificadas as seguintes variáveis: casos por ano, unidade da federação, faixa etária, cor ou raça, escolaridade e classificação clínica. Não foi necessária avaliação da amostra pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que se trata de dados de base populacional.

RESULTADOS

Entre 2007 e 2021 foram notificados 84580 casos de SG na região Nordeste, sendo 21818 (25,7%) em gestantes adolescentes entre 10 e 19 anos. Houve aumentos progressivos anuais até 2018, ano de maior número de casos (3828), com leve declínio a partir deste ano. Os estados com maiores prevalências foram a Bahia e Pernambuco, com 5423 (24,8%) e 4158 (19,0%) casos, respectivamente. As adolescentes possuíam em sua maioria entre 15 e 19 anos (94,3%), a raça mais prevalente foi a parda, com 15026 (68,8%), e grande parte das adolescentes não possuíam o ensino fundamental completo. A sífilis primária foi a classificação clínica predominante, com 7154 (%) casos.

CONCLUSÕES

Conclui-se que o perfil da SG em adolescentes na região nordeste é de pardas, com idade entre 15 e 19 anos, ensino fundamental incompleto e classificadas como sífilis primária. Assim, observa-se que a SG ainda prevalece no nordeste, com taxa considerável entre adolescentes, e mesmo havendo tendência à redução dos casos, com base em 2019, ainda não é possível confirmar uma estabilidade. Esse estudo contribui na compreensão desta informação epidemiológica e sinaliza para a necessidade de melhores medidas de controle e prevenção desse agravo no nordeste, focadas na prevenção e promoção da saúde de gestantes nessa faixa etária.

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

Nilsa Araújo Tajra, Silmara Ferreira de Oliveira, Jolie Elias Tajra, Ariela Karollyny Santos Silva, Scarleth Alencar do Nascimento, Giovana da Rocha Leal Dias, Francisco Pereira de Miranda Júnior, Ana Gabriela Carvalho Bandeira Santos