60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTO DA PANDEMIA NA COBERTURA VACINAL DA DTPA DURANTE A GESTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA REGIÃO NORDESTE

OBJETIVO

Verificar a cobertura vacinal (CV) da vacina tríplice bacteriana acelular (dTpa) em gestantes na região Nordeste antes e durante a pandemia de covid-19.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa. Para isso, utilizou-se os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram verificadas as variáveis de CV por ano e por unidade da federação (UF). Não foi necessária avaliação da amostra pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que se tratam de dados de base populacional.

RESULTADOS

A CV da dTpa nas gestantes na região nordeste no período entre 2018 e 2021 foi de 54,33%, sendo superior à CV nacional no mesmo período, que foi de 53,37%. No ano de 2018 e 2019, período antes da pandemia de covid-19, as coberturas foram de 61,71% e 63,86%, respectivamente. Durante a pandemia os percentuais diminuíram consideravelmente, ficando em 46,18% no ano de 2020 e 45,9% em 2021. Comparando os anos de 2019 (pré pandemia) e 2020 (durante a pandemia) percebemos uma queda de 17,68% na CV da dTpa durante a gestação em toda a região nordeste. Em se tratando das UF, os estados com menores percentuais de CV nesse período foram a Bahia e Sergipe, com 45,33% e 47,95%; já o Ceará obteve a maior média de CV nesses anos, com 63,71%. Quanto à queda dos percentuais de CV durante a pandemia, todos os estados da região nordeste tiveram impacto nos seus índices, com destaque para o Maranhão que teve a maior taxa de declínio, registrando uma queda de 24,62% entre 2019 e 2020. O estado que teve menos impacto na CV foi o Piauí, apresentando um declínio de apenas 9,18%.

CONCLUSÕES

Conclui-se que a CV da dTpa no nordeste apresentou um declínio após o início da pandemia da covid-19, sobretudo no Maranhão. A realidade imposta pela pandemia, levando ao confinamento das pessoas e ao distanciamento social, alterou drasticamente a rotina de toda a sociedade, e foi determinante para intensificar as baixas CV.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Silmara Ferreira de Oliveira, Nilsa Araújo Tajra, Jolie Elias Tajra, Ariela Karollyny Santos Silva, Scarleth Alencar do Nascimento, Giovana da Rocha Leal Dias, Francisco Pereira de Miranda Júnior, Ana Gabriela Carvalho Bandeira Santos