Dados do Trabalho
TÍTULO
Aplicação de protocolo de recuperação otimizada em pacientes submetidas à histerectomia laparoscópica por doenças benignas
OBJETIVO
Avaliar os resultados preliminares em histerectomias laparoscópicas após a incorporação de diretrizes do projeto ERAS.
MÉTODOS
Durante o período de fevereiro a julho de 2022, um total de 17 pacientes foram submetidas à histerectomia laparoscópica por doenças benignas. As recomendações pré, per e pós-operatórias do protocolo ERAS foram aplicadas durante a jornada assistencial. Dentre as recomendações adotadas, destacam-se jejum pré-operatório abreviado; reposição volêmica criteriosa, anestesia bimodal (anestesia geral e raquianestesia), estratégias para redução de tempo cirúrgico (energia bipolar avançada ou ultrassônica), perda sanguínea (uso de hemostáticos) e hipotermia (manta térmica); retirada precoce de sonda vesical de demora, estímulo à deambulação precoce, uso criterioso de opioides no pós-operatório e alta precoce (regime de internação em “hospital dia”). As pacientes foram acompanhadas até 4 semanas em seu pós-operatório para acompanhamento dos desfechos cirúrgicos e das complicações.
RESULTADOS
A mediana de internação das pacientes foi de 11h (10-14h), não houve necessidade do uso de opioides para analgesia pós-operatória em nenhuma das pacientes. A sonda vesical de demora foi retirada entre 6 e 8 horas após o procedimento.
Não foram diagnosticadas complicações pós-operatórias leves ou graves na amostra estudada. Não houve readmissões hospitalares no período avaliado.
CONCLUSÕES
A incorporação de estratégias do protocolo ERAS permitiu bons resultados no período perioperatório e no pós-operatório, nos quesitos avaliados pelo trabalho, com destaque para alta precoce e baixa taxa de complicações a curto prazo.
Área
GINECOLOGIA - Endoscopia Ginecológica
Autores
Augusto Henriques Fulgêncio Brandão, Mariana Seabra Leite Praça, Sálua Oliveira Calil de Paula, Laís Rayana Oliveira Carvalho, Cláudia Lourdes Soares Laranjeira, Márcia Salvador Géo, Eduardo Batista Cândido, Agnaldo Lopes da Silva Filho