60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA ÍNTIMA FEMININA SUAS INDICAÇÕES E RESULTADOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

Avaliar as opções terapêuticas, indicações e impacto da cirurgia genital na estética feminina.

FONTE DE DADOS

Estudo de revisão sistemática com base nas fontes de dados: Scielo, Pubmed e Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, realizada no período de 10 a 25/08/22, com os descritores “Cirurgia íntima”, “Hipertrofia de pequenos lábios” e “Labioplastia ”, tendo como limitação a falta de estudos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Dentre 26 estudos dispostos nas bases de dados pesquisadas, 11 se adequaram aos critérios de inclusão e foram submetidos à análise e leitura. Para a seleção, foram definidos como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol, que descrevem os métodos e resultados obtidos.

COLETA DE DADOS

Passaram por três etapas de seleção: exclusão dos artigos repetidos, análise dos títulos e análise dos resumos, respectivamente. Realizou-se leitura integral dos artigos comparando as técnicas terapêuticas e resultados. O critério metodológico da revisão foi baseado no protocolo PRISMA.

SÍNTESE DE DADOS

A cirurgia íntima objetiva sanar o desconforto físico e/ou psicológico. As principais queixas referem-se a assimetria, hipertrofia dos pequenos lábios e prepúcio e flacidez, podendo impactar na atividade sexual. Os procedimentos estéticos cirúrgicos contrapõem questões legais e éticas, não há diretrizes para orientar e regulamentar tais procedimentos, ficando a critério dos profissionais seguir as seguintes indicações: hipertrofia ou assimetrias dos pequenos lábios que acarretam em desconforto físico, dor durante a relação sexual, lesões ou lacerações obstétricas. Quanto às técnicas, as mais comuns para correção dos pequenos lábios são: excisão linear e exérese em cunha. Há também excisão a laser, ressecção dos pequenos lábios em “z” ou em “w” e a desepitelização central. Tais procedimentos possuem grande taxa de satisfação estética, associada à melhora do funcionamento sexual.

CONCLUSÕES

Dentre os trabalhos constatou-se que o procedimento mais utilizado é a labioplastia. A plástica íntima tem sido destaque nos últimos anos, a ausência de informação sobre normalmidade e anormalidade da conformação vaginal impacta diretamente na vida da maioria das pacientes refletindo em dificuldade em manter relações sexuais e na baixa autoestima, além de promover a crescente procura pelas cirurgias fins unicamente estéticos. A pesquisa evidencia a falta de estudos para fundamentação científica, não há diretrizes e especificações quanto às indicações cirúrgicas e quais as técnicas mais promissoras.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Jhenifer Pinheiro Teixeira, Agatha Lima Moraes, MARIA APARECIDA MAZZUTTI VERLANGIERI CARMO