60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Os efeitos de um projeto de melhoria da qualidade para redução de cesarianas em hospitais privados no Brasil

OBJETIVO

Um projeto de melhoria da qualidade denominado “Projeto Parto Adequado (PPA)” foi concebido para reduzir as taxa de cesariana (CS) no setor privado. Este projeto foi composto por quatro componentes principais: “Governança”, “Participação da Mulher”, “Reorganização da Atenção” e “Acompanhamento”. O objetivo deste trabalho é avaliar: 1) quais atividades específicas do PPA tiveram maior efeito sobre a probabilidade de uma mulher ter parto vaginal; 2) qual componente primário do PPA teve maior efeito sobre a probabilidade de parto vaginal e 3) quais cenários combinando a implementação de diferentes atividades planejadas no PPA tiveram maior efeito sobre a probabilidade de parto vaginal.

MÉTODOS

Foi avaliada uma amostra de 12 hospitais privados participantes do PPA, aprovada pelo CEP com CAAE 1.761.027. Usamos uma Rede Bayesiana (RB) para capturar não-linearidades e relações complexas de causa-efeito. A RB integrou conhecimento de especialistas e dados de mulheres para estimar 26 parâmetros do modelo. O PPA foi avaliado em 2.473 mulheres pertencentes aos grupos 1 a 4 da classificação de Robson, que foram divididas em dois grupos: participantes ou não participantes do PPA.

RESULTADOS

A probabilidade de uma mulher ter parto vaginal foi 35% maior nas mulheres participantes do PPA. O componente mais importante do projeto que levou ao aumento da probabilidade de parto vaginal foi a “Reorganização da Assistência”, levando a uma probabilidade de 73% de parto vaginal entre as parturientes. A atividade que teve maior efeito sobre o tipo de parto foi o acesso às melhores práticas durante o trabalho de parto, com 72% de probabilidade de parto vaginal. Considerando os 12 cenários que combinam as diferentes atividades do PPA, os melhores cenários foram: parto não programado, acesso a informações sobre boas práticas, acesso a pelo menos 4 boas práticas durante o trabalho de parto e respeito ao plano de parto, com 80% probabilidade de parto vaginal nas melhores combinações.

CONCLUSÕES

O PPA tem se mostrado um programa eficaz de melhoria da qualidade, aumentando a probabilidade de parto vaginal em hospitais privados brasileiros.

Área

OBSTETRÍCIA - Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas

Autores

Maria do Carmo Leal, Rosa Maria Soares Domingues, Tatiana Henriques Leite, Ana Paula Esteves-Pereira, Mariza Miranda Theme Filha, Barbara Vasques Ayres, Jacqueline Alves Torres, Marcos Nakamura-Pereira