60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Eversão de bexiga associada a prolapso uterino: Relato de Caso

CONTEXTO

O prolapso de órgãos pélvicos é condição prevalente na população feminina de faixa etária elevada e causadora de importante morbidade. Casos em que há associação entre prolapso uterino e eversão de bexiga são raros, o que dificulta o diagnóstico e estabelecimento de conduta apropriada.
O relato de caso foi submetido à Plataforma Brasil e aguarda aprovação pelo Comitê de Ética. TCLE foi entregue e assinado em duas vias.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente sexo feminino, 71 anos, G2PN2, menopausa aos 50 anos, sem uso de terapia hormonal, admitida com quadro de prolapso genital de evolução há 2 anos, associado a retenção urinária. Em acompanhamento em outro serviço, estava em uso de cateter vesical de demora há 6 meses. Portadora de Doença Renal Crônica, Hipertensão arterial, Hipotireoidismo e Doença de Parkinson.
Ao exame, identificado prolapso vesical exteriorizando por uretra, de aproximadamente 6 cm de diâmetro, friável, com hiperemia difusa e extremamente doloroso à manipulação; além de distopia uterina completa. Realizado ultrassom na urgência: bexiga aderida ao útero prolapsado; presença de massa exteriorizando pela uretra de aspecto sólido com fluxo de alta resistência ao Doppler; e massa cística de aproximadamente 10 cm em seu maior diâmetro em região pélvica alta.
Paciente submetida à correção cirúrgica sob raquianestesia e sedação. Identificada eversão de bexiga por orifício uretral, que apresentava-se alargado (aproximadamente 3cm), associada a distopia pélvica completa e presença de cisto anexial esquerdo com líquido de aspecto citrino. Realizada histerectomia vaginal, anexectomia esquerda, cistopexia, uretroplastia, sling e perineoplastia posterior. Apresentou boa evolução pós-operatória, com diurese espontânea em avaliação de retorno, após retirada de SVD.

COMENTÁRIOS

A importância de relatar este caso está no fato de que a eversão de bexiga associada ao prolapso uterino total é uma condição extremamente rara e, portanto, pouco descrita na literatura. A paciente apresentava alta morbidade, com repercussão importante em qualidade de vida, além do risco de complicações, como infecção secundária e insuficiência renal. A demora na instalação de um tratamento resolutivo pode estar relacionado à escassez de informações na literatura. Dessa forma, é fundamental a divulgação do caso para contribuir na condução de outras pacientes semelhantes.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Marcella Nahas Brandão, Michele Barbosa Sampaio, Larissa Medeiros Sant'Anna, Bárbara Martins Carvalho, Tancredo Alberto Bicalho Bretas, Rogério Becattini