60º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2022

Dados do Trabalho


TÍTULO

Tratamento de tumor filoide de mama: revisão de literatura.

OBJETIVO

Revisar o tratamento aplicado para o tumor filoide de mama (TF): a importância do tratamento cirúrgico e o uso de terapias adjuvantes para melhor resultado na sobrevida livre de doença (SLD).

FONTE DE DADOS

Trata-se de uma revisão sistematizada realizada na base de dados Pubmed, utilizando o descritor: Phyllodes tumor treatment. Foram incluídos artigos originais e de revisão, publicados entre 2021 e 2022.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 109 resultados mediante o descritor utilizado, ordenados por relevância, dos quais foram selecionados 7 trabalhos tidos como mais relevantes.

COLETA DE DADOS

Os estudos analisados foram escritos em inglês, abordando as condutas de tratamento em pacientes com TF e seus resultados. Sua seleção foi fundamentada no nível de evidência e na profundidade de informações sobre o tratamento e seu resultado.

SÍNTESE DE DADOS

O TF é uma neoplasia mamária rara que pode ser benigna, borderline ou maligna. Nesse âmbito, a cirurgia foi apontada como a principal forma para o tratamento do TF. O tipo de cirurgia é feito com base em critérios histológicos do tumor, sendo a mastectomia normalmente recomendada para pacientes com o tumor borderline ou maligno. A excisão ampla radical em bloco foi a que mostrou menor taxa de recidiva, enquanto TF borderline ou maligno com uma margem positiva tiveram um risco maior de recidiva. Os trabalhos existentes não sugerem um papel claro para a quimioterapia (QT) adjuvante no tratamento de TF, porém é possível observar que certos regimes de quimioterápicos sistêmicos, em casos metastáticos, podem conferir maior taxa de sobrevida, os pacientes que utilizaram ifosfamida tiveram maior SLD, 5,10 meses, os que utilizaram ifosfamida e adriamicina 9,10 meses e em outros regimes tiveram uma sobrevida de 2,7 meses. Ademais, teses avaliando o papel da radioterapia (RT) adjuvante sugerem redução no risco de recorrência local. Observa-se que dentro do grupo de pacientes com TF borderline e maligno, a taxa de SLD foi de 90% para aqueles pacientes que tiveram tratamento radioterápico adjuvante à cirurgia conservadora da mama e 48% para pacientes que não tiveram.

CONCLUSÕES

Portanto, o principal tratamento para TF é a cirurgia: os estudos apontaram que a taxa de recidiva local está relacionada também com a margem de excisão. Ainda faltam trabalhos que discorram sobre a efetividade do tratamento adjuvante com QT e RT, principalmente para pacientes com TF maligno, dado o seu grau de mortalidade.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Saulo Rabelo Costa, Júlia Matos Dubanhevitz, Maria Clara Tomaz Feijao, Joana Adalgisa Furtado. Magalhaes de Andrade